Páginas

Entendendo o dpkg

Hospede seu site com a Hostim
     O dpkg (Debian Package) foi originalmente criado por Matt Wislsh, Carl Streiter e Ian Murdock, no início foi escrito em Perl (linguagem de programação de alto nível) e mais tarde a maior parte do programa foi reescrito em C por Ian Jackson.
     A ferramenta de gerenciamento de pacotes Debian é um utilitário de baixo nível, operado em modo texto através de comandos para execução de suas tarefas. Uma ferramenta de nível superior é o APT, que é uma ferramenta de gerenciamento de pacotes de alto nível que trabalha principalmente com repositórios (FTP, http e etc.).
     As informações utilizadas pelo comando dpkg ficam armazenadas no diretório /var/lib/dpkg, neste diretório contem dois arquivos de suma importância para o usuário.
  • Availabe – Onde é listado todos os pacotes disponíveis
  • Status – Mantem informações sobre os Pacotes, como por exemplo se eles estão instalados ou não.
     Uma dificuldade que muitos usuário tem na instalação de pacotes Debian é quando ocorre um erro ao instalar um programa por falta das dependências.
Entendendo um pouco sobre Dependências
     Dependências são simplesmente um pacote que necessita de outro previamente instalado para um perfeito funcionamento do software. Para resolvermos o problema da falta de dependências para a instalação do pacote poderemos usar a ferramenta apt-get para instalar os pacotes de dependência a partir dos repositório.
Instalando pacotes .deb
     Para realizarmos o processo de instalação de pacotes com a ferramenta dpkg, deveremos utilizar o seguinte comando dpkg –i ou –install.
root@naison# dpkg –i pacote.deb

Obs.: Onde pacote.deb devera ser substituído pelo nome do seu arquivo de pacote, lembrando que para realizarmos qualquer processo no sistema deveremos estar logado como root e ainda mais uma pequena observação não se esqueça de acessar o diretório onde encontra-se arquivo de pacote.
Removendo pacotes
     Para realizarmos o processo de remoção é muito simples, basta digitarmos o comando dpkg –r pacote.
root@naison# dpkg –r pacote

Note que para realizarmos a remoção não é necessário digitar o numero de revisão do pacote e nem a extensão .deb basta apenas digitar o nome do pacote. Este processo de remoção não é completa ele somente remove os pacotes do sistema mas deixa os arquivos de configuração no sistema.
     Para realizarmos o processo de remoção completa podemos utilizar o comando dpkg --purge.
root@naison# dpkg --purge pacote

Procurando pacotes
     Para procurar um pacote no sistema não tem dificuldade nenhuma, basta somente você digitar dpkg -S pacote.
root@naison# dpkg -S apt-get
apt: /usr/share/man/man8/apt-get.8.gz
apt: /usr/bin/apt-get


Somente é necessário digitar o comando da primeira linha pois as outras são as informações fornecidas pelo sistema, como listado no exemplo o apt-get está contido no pacote apt.
Informações sobre o status do pacote
     Para obtermos informações sobre o status do pacote utilizamos o comando dpkg -s pacote.
root@naison# dpkg –s apt

Este comando lista todas as informações necessárias sobre o pacote como por exemplo, sua versão, conteúdo, dependências, integridade do pacote e o status da instalação.

     Este pequeno tutorial foi elaborado somente para sanar algumas duvidas dos usuarios sobre o dpkg, se encontar alguma incorreta no texto não exite em me  corrigir.
Material Complementar Clique Aqui

Nenhum comentário: