Páginas

Comando mkdir

Hospede seu site com a Hostim

O comando mkdir tem como função criar diretórios, para realizar o processo é  necessário que o usuário tenha permissões de escrita no diretório onde o mesmo será criado.
Para que possamos entender melhor, criar diretório é o mesmo que criar uma nova pasta, como acontece nos sistemas Windows, ou até mesmo no Linux, no ambiente gráfico, mas como aqui estamos tratando de linha de comando, vamos realizar o processo no terminal.

A função dos diretórios é a organização dos arquivos tanto do sistema quanto do usuário. Exemplos de utilização do mkdir

mkdir /home/usuario/Desktop/exemplo

No exemplo acima informamos ao mkdir que crie o diretório exemplo no Desktop do usuário. Observe que foi digitado o endereçamento completo do diretório “/home/usuario/Desktop”,  este informa ao mkdir onde deve ser criado o novo diretório, e o “exemplo” é o diretório que devera ser criado pelo mkdir.

Também é possível criar diretório e sub-diretórios sem precisar cria-los um de cada vez.

$ mkdir -p /home/usuario/Desktop/exemplo/sub-exemplo/sub-exemplo2

Observe que atribuirmos a opção -p após o mkdir que informa que deve criar também sub-diretórios como explicado acima.

Uma opção bastante usada também é a opção -m junto com o mkdir onde é atribuida permissões ao arquivo, como por exemplo leitura, escrita, também especifica qual usuário ou grupo terá permissão sobre o arquivo.

mkdir -m 444 exemplo

Agora vocês devem estar se perguntando sobre esses números o que estão fazendo ai e o que eles são? É muito simples, a opção -m informa ao mkdir que permissões serão adicionados ao arquivo, ou seja, o seu modo de acesso, os números informados posteriormente são as tais permissões, o numero 444 define o arquivo como somente leitura.

 
Obs: Deve-se substituir o nome usuário pelo nome de utilizador, ex: no meu caso naison, /home/naison/Desktop/exemplo.

Nenhum comentário: